About Me

Wang Wen - "Eight Horses" Review


"Eight Horses" é, a propósito do seu título, o oitavo trabalho da banda chinesa Wang Wen. Muitos estarão a pensar, "WTF?! De onde é que estes surgiram já com oito álbuns de repente?" Como disse, surgiram da China, prestem atenção. A Pelagic Records, sempre apostada a encontrar novos talentos (embora a banda já exista há quinze anos e de ser um dos primeiros grupos a conseguir furar as rígidas fronteiras chinesas, é praticamente desconhecida do grande público), servem-nos este prato que se adivinha servir para muitos meses de prazer auditivo. Nunca é tarde e isto serve para muita coisa na nossa vida, principalmente para conhecer bandas que por uma razão ou outra sempre nos passaram despercebidas.

"Northern North" inicia este trabalho com uma intensidade tal que é impossível lhe ficar indiferente. Marca o início deste trabalho que serve também para comemorar os quinze anos de actividade da banda e não poderia haver melhor forma de o fazer. Bastante próximo daquilo que entendemos como post-rock, é fácil traçar paralelos com várias bandas do mesmo género, não podendo propriamente focar o alvo numa concreta. É certo que talvez a banda nunca tenha surgido com uma identidade tão bem definida como aqui, mas será assim tão importante dissecar ao pormenor o que se está a ouvir? A qualidade é alta, apenas é isso que precisa da nossa concentração.

Com mais de uma hora de duração, o ouvinte passa por diversos estados enquanto o álbum decorrer e possivelmente só se apercebe a meio que os seus pés já não estão a tocar no chão. Poderá acusar-se de que faixas como "Ten Thousand Buddhas" não se mexem um milímetro da fórmula (para alguns) vencedora mas se a qualidade das mesmas é inegável, o que é que isso interessa? "Eight Horses" poderá muito bem ser a surpresa do ano do post-rock e sem dúvida que é um dos grandes destaques da discografia da banda chinesa, principalmente para quem ainda não os conhece. Torna-se obrigatório.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira