About Me

Equilibrium - "Erdentempel" Review



A par com outras propostas do género como Eluveitie, os Equilibrium tornaram-se desde cedo uma das bandas porta-estandartes da bandeira do folk metal, com tendências épicas. Depois de quatro anos de ausência (exceptuando pelo EP "Waldschrein" lançado o ano passado e aqui revisto nas nossas páginas), o regresso dá-se com este "Erdentempel", o quarto álbum de originais da banda alemã. Para quem está à espera de melodias dançantes (muito cuidado com aquilo que esta palavra transmite. Entenda-se dançante como que numa festa medieval em que a aldeia está toda a dançar à volta de uma lareira e não como algo que faça lembrar uma discoteca qualquer fétida de álcool e drogas sintéticas dos tempos modernos), melodias marcantes e aquele feeling épico muito característico, então não ficará desiludido, definitivamente.

Com o foco mais acentuado nas melodias - o que provavelmente faz deste álbum aquele que mais rápido entra nos ouvidos e menos tempo demora a digerir - as primeiras músicas entram directamente para o cérebro e não querem sair de lá, pelo menos nas primeiras audições. Até poderão achar que a banda terá ido longe mais em faixas como "Heavy Chill" onde conseguem misturar além do sabor característico do seu folk festivo e do seu lado épico, uma espécie de ska/reggae (no shit!), com europop que só se tinha visto (ou ouvido) representado antes no power metal. Estranhamente, esta misturada toda resulta, embora se sinta que seria melhor a banda não navegar por aquelas águas muitas vezes pois as mesmas são traiçoeiras e poderá resultar em naufrágio.

O que vale é que depois de uma faixa assim, temos outra como "Wirtshaus Gaudi", em que o lado pesado é dominante, embora a melodia seja sempre omnipresente. Com uma capacidade de cativar o ouvinte, mesmo usando a sua língua natal para todas as músicas, excepto pela "The Unknown Episode", a primeira da banda a ter letras em inglês), "Erdentempel" é um bom álbum da banda, apesar de ficar a sensação de que poderia ser muito melhor e de que tal vez seja um pouco extenso demais. Resta saber como é que o tempo o vai tratar, se terá profundidade suficiente para que seja lembrado daqui a uns anos ou se será apenas mais um álbum de folk/epic/viking metal. Pelo o que se pode ouvir aqui, poderá ficar a meio caminho das duas opções. De salientar a excelente instrumental de onze minutos que encerra o álbum da melhor forma e a edição especial que traz um cd bónus com todas as músicas em versão instrumental.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira