About Me

Anguish - "Mountain" Review


O doom metal está mesmo na ordem do dia, assim como a quantidade de álbuns bons de metal que nos surgem da Suécia, essa fonte inesgotável de metal de qualidade. Este segundo trabalho dos Anguish não é excepção, embora não seja totalmente aquilo que as expectativas ditavam. "Through The Archdemon's Head" surpreendeu os amantes do doom em 2012 e foi uma estreia que fez com que os amantes do doom (facção Candlemass) se colocassem em sentido por aquilo que estava contido naquela pequena rodela.

Dois anos depois, temos aí o segundo álbum e o sentimento que fica é aquele de que se quer que este álbum bata, tenha aquele punch que deixa extasiado qualquer doomster, e procura-se por esse momento, aguarda-se que esse momento chegue mas... ele nunca chega. O início de "Makarian Furnace" é aquele típico início de alguma coisa fantástica que nunca se chega a concretizar propriamente. Talvez o mais próximo que exista desse tal momento sejam duas faixas: "Stir Up The Demon", aquela que o feeling clássico do doom candlemassiano esteja mais presente e esse efeito nostálgico é sempre positivo e "Decomposer Of Planets" onde a intensidade concentra-se toda em pouco mais de três minutos.

A questão é que depois destes quase cinquenta minutos de duração, não há muito que se guarde como memória, tirando os dois pontos referidos atrás e um solo aqui e ali. De resto, há um certo marasmo e desilusão que se instala a cada audição frustrada que não nos dá nada mais do que uma certa banalidade irritante que apenas aquele fanático do doom ficará indiferente. Perante esta semi-desilusão do segundo, esperemos que venha um terceiro de arromba que comprove todo o potencial demonstrado pelo estreia e que não foi devidamente explorado neste "Mountain"


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira