About Me

Idiots Parade - "Idiotsgraphy" Review


Uma coisa que se faz bem no underground dos países de leste é grindcore, embora muitas das vezes, o grindcore sirva como desculpa para aqueles que não têm grande domínio dos seus instrumentos. A análise e diferenciação entre aquilo que é bom e aquilo que não tem qualidade muitas das vezes é dolorosa, porque é necessário haver amor ao estilo - mesmo sabendo de que os gostos são pessoais e que cada um tem o seu. Os Idiots Parade são uma banda da Eslováquia formada dez anos atrás que se distinguem das demais por terem como líder uma mulher em vez de um homem. Pela voz de Petra, não se nota nada. Nada mesmo.

O que temos aqui, como o próprio título dá a dica, trata-se de uma compilação que reúne quarenta e sete (47!!) faixas de puro crust/grindcore/punk que a banda lançou ao longo da sua carreira. Temos assim faixas de "R.I.P.", dos splits "Say Why?", "Abortion" e "Sekec Mazec", mais as músicas que saíram na compilação da Relapse, "This Comp Kills Fascists 2", e as que saíram na compilação em cassete "Accomplice". Como é esperado nestas situações, temos diversas flutuações sonoras mas que até nem são um obstáculo muito grande a que não se consiga apreciar esta compilação - embora seja uma realidade que as últimas faixas são as que têm uma qualidade mais sofrível.

É estranho uma banda com dez anos de carreira veja tudo aquilo que gravou ser lançado apenas num disco que não chega a ter quarenta e cinco minutos mas é este o mundo do grindcore e pegando na questão lançada no início desta crítica, o trabalho dos Idiots Parade, mesmo não sendo profíquo, merece ser relembrado tendo um feeling clássico de grindcore que qualquer bom apreciador saberá apreciar. Talvez não tenha capacidade para se distinguir dos demais, mas sem dúvida que agradará a todos os grinders que por aí andam.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira