About Me

Reportagem: Sam Alone, Crossed Fire, The Levities @ República da Música, Lisboa - 05/12/2014


Numa noite de celebração, onde a loja Clockwork Store comemorava o seu 20º aniversário, a República da Música recebeu The Levities, Crossed Fire e Sam Alone & Gravediggers como convidados de luxo para festejar a ocasião.

Foi com uma República da Música ainda bastante vazia que se iniciou a actuação dos The Levities. O quarteto misto, oriundo de Lisboa, veio apresentar o seu Indie Punk, com o álbum “Dead Bouquet” na bagagem. Apesar de terem tocado para pouca gente, a banda fez o seu papel, dando um concerto competente, despertando boas reacções por parte de alguns dos presentes. Com uma sonoridade a fazer lembrar bandas como The Cramps ou Black Flag, apesar de não trazerem algo propriamente de novo, mostraram-se bastante capacitados naquilo que fazem. Uma banda a acompanhar, para perceber até que ponto serão capazes de evoluir.

De seguida, directamente do Algarve, chegaram os Crossed Fire. A apresentar o seu mais recente álbum “Life´s A Gamble”, trouxeram uma grande dose de energia a Alvalade, dando aos presentes um concerto repleto de peso e boa disposição. Focado sobretudo neste novo álbum, houve ainda tempo para revisitar o EP de 2012, “Its All About Chaos”, deixando a sala a aplaudir uma excelente prestação, de uma banda que denota talento e especial capacidade para tocar ao vivo. Já com um videclip lançado para o tema “Got the Medicine”, é de esperar uma grande evolução por parte da banda nos próximos tempos, demonstrando qualidade para se tornar num dos nomes de referência no underground metálico nacional.

Mas o nome mais aguardado da noite era Sam Alone, que entrou em palco acompanhado pelos amigos Gravediggers. Com uma sala melhor composta (apesar de longe de estar cheia), foram cerca de duas horas de concerto que tornaram impossível a quem o presenciou a ficar indiferente. Também com novo álbum na bagagem, e a fazer a apresentação do mesmo, Sam Alone e a restante banda interpretaram grande parte dos novos temas de “Tougher than Leather”, sendo estes muito bem recebidos, demonstrando que temas como “Shadow of the Hero”, “Sacrifice” ou a própria faixa título têm tudo para se cimentar como temas essenciais no catálogo deste projecto a solo do vocalista dos Devil in Me. Houve ainda incursões ao passado, visitando todos os trabalhos do músico, sendo de destacar, entre outras, “Deathprof” ou “Sinner” do primeiro álbum de originais “Dead Sailor”, “Restless Soul” e “Guilotine” do EP “Restless”, ou “Gallow” e “Warm” do anterior “Youth in the Dark.” Tempo ainda para algumas covers, onde é impossível não referir a surpreendente, mas muito bem-vinda “Drunfos” do rapper Allen Halloween. Soberbo.Numa noite bastante fria, contrastou o calor que se viveu dentro da República da Música, fruto de grandes concertos por parte das bandas, em especial de Sam Alone & the Gravediggers. Se é verdade que a sala esteve, de certa forma, algo vazia, talvez este facto tenho contribuído para que o que lá se tenha vivido tenha sido mais íntimo e especial. Não faltou boa disposição, e no final era inegável que os presentes saíram de Alvalade com um sorriso na cara. Uma excelente noite, onde o clima de festa e satisfação predominaram. 

Texto por Pedro Reis
Agradecimentos: Hell Xis