About Me

Noctiferia - "Slovenska Morbida" Review


Terceiro álbum da banda eslovena de metal extremo e o segundo a ser reeditado pela On Parole. Quatro anos separaram “Per Aspera” deste “Slovenska Morbida” mas mais do que anos parece que foram separados por todo um mundo. A mudança estilística que se pode ver é de tal forma abrupta que parece que é uma banda totalmente diferente. Ainda mais radical do que a que ocorreu com os Covenant, no seu “Nexus Polaris”, para o “Animatronic”, este já sob a designação “The Kovenant”. Esse álbum é um bom exemplo, embora ainda que substancialmente diferente, mas um bom exemplo para mostrar como a música dançante pode ter um feeling dançante (ou groove) e mesmo assim ter peso considerável.

É compreensível que todos que tenham gostado do álbum anterior, considerem este como uma heresia, já que se em “Per Aspera” estavam mais próximos de uns Emperor, aqui estão mais próximos de uns Samael, pós “Eternal”. Claro que todas estas referências servem apenas para marcar uma posição, não sendo totalmente fidedignas. De salientar que apesar de toda a abordagem industrial e moderna, ainda existe espaço para imensos solos de guitarra de bom gosto (na potente “Bring Out The Beast”, “So Devoid” e “Anyone” são bons exemplos) sem esquecer de referir os inúmeros apontamentos étnicos nomeadamente a nível de uso das vozes femininas e de alguma percussão que dão o toque de classe necessário.

Mesmo com a mudança estilística, este “Slovenska Morbida” é um álbum superior, tal como o anterior, em que apenas a sua qualidade (por si só) é justificação suficiente para que esta reedição veja a luz do dia. Poderá ter passado despercebido em 2006 mas mesmo todo esto tempo depois, ainda tem energia para fazer vibrar muitos fãs de música pesada misturada com electrónica, soando deliciosamente actual e até essencial nos dias de hoje. Tal como no anterior álbum, esta reedição vem com três faixas bónus que não são mais do que remisturas dos temas “Fall Of Exile”, “Forebang” e Mara”, que até nem acrescentam muito à equação nem seriam necessárias para valorizar o produto.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira