About Me

Insanity Reigns Supreme - "Unorthodox" Review


Ainda 2015 mal chegou e já temos petardos temíveis para analisar de trabalhos a serem lançados no novo ano. O trabalho em questão é dos Insanity Reigns Supreme (nome comprido demais, mas adiante) uma banda clássica de death metal belga que já atingiu a bonita marca dos vinte cinco anos de carreira. "Unorthodox" é o quarto trabalho, lançado seis anos após o terceiro álbum e não apresenta grandes novidades em relação aquilo que já lhes conhecíamos, na sua abordagem muito própria ao death metal com uns toques aqui e ali de doom.

Pela primeira faixa "a sério" (isto é, a "Ov Fire", não contando com a curtíssima intro "The Conjuring"), pode-se ficar com a ideia errada de que o death metal é o estilo dominante, mas é na faixa seguinte, "Throne Of One", em que temos o elemento doom a surgir, com o bónus de umas vocalizações femininas que ficam extremamente bem, não retirando em nada o poder e peso da música. Apesar da produção moderna, existe algo em "Unorthodox" que nos remete para propostas clássicas do género, como os Septic Flesh (ou seja, antigo, antes de decidirem juntar as duas palavras), sem aquela esquisitice característica dos seus primeiros trabalhos.

As faixas conseguem ser épicas (ou pelo menos reunir alguns elementos épicos através de riffs em tremolo picking, por exemplo) sem passarem muito além da marca dos cinco minutos, o que faz com que o trabalho soe coeso e dinâmico. Também ajudam os interlúdios, que acrescentam dinâmica e permitem ao ouvinte respirar entre o peso das faixas. É um álbum que sem ter muitos gimmicks, e mantendo-se bastante tradicional, consegue ser bem sucedido, e relativamente original, já que o maior ponto de comparação são mesmo os Septicflesh por falar neles, o excelente trabalho gráfico ficou a cargo de Seth Siro Anton, o frontman da banda grega. Bom regresso.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira