About Me

Dysangelium - "Thanatos Askesis" Review



Não há muito tempo falámos aqui dos Dysangelium, uma banda de black metal alemã, a propósito da demo "Leviaxxis", um trabalho que pecava apenas pela sua curta duração. Tendo em conta que se trata de uma demo, esse factor não deve ser tido em conta, mas deu muitas boas indicações para este "Thanatos Askesis" que deixou muitas boas indicações, que esperamos agora ver se foram defraudadas ou não. Cedo a violência e velocidade típica do black metal mais cru e primitivo vem ao de cimo mas essa intensidade inicial que transmite uma sensação de dinâmica aos temas continua a estar bem presente ao longo de todo o álbum.

Em relação à demo não se pode dizer que exista uma grande diferença, o que é natural dada o curto espaço de tempo que separa os dois lançamentos, embora "Consecrated By Light" possa enganar pelo seu início e compassado. Assim sendo, temos novas versões para a "Obelisk Of The Sevencrowned Son" e para "Chaomega" que surgem apenas com a diferença da produção ser melhor e a banda soar mais consisa, de resto, são rigorosamente iguais. E como é natural, as restantes músicas também usufruem todas da mesma fórmula, com melodias macabras a criar o ambiente creepy mas sem chegar ao ponto daquilo que os Deathspell Omega fazem.

Apesar do som ser superior ao da demo, ainda se mantém primitivo o bastante para atrair aqueles que escolheram o black metal como estilo de eleição. Talvez falte mais algum arrojo, porque apesar das trocas dinâmicas entre o uptempo e o midtempo, este último parece ganhar vantagem e a repetição constante desta fórmula, no total destes mais de quarenta e cinco minutos, fazem com que acabe por cansar pouco depois de atingir a metade. Certamente que as almas negras não terão esse problema, mas para quem está à espera de algo que o agarre pelo pescoço, apesar das promessas feitas pela demo, aqui tal não é conseguido na totalidade.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira