About Me

Tormenter - "Prophetic Deceiver" Review


Prontos? 3, 2, 1... Thraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaash! É verdade, o grito de guerra surge mais uma vez, o quer quer dizer que temos mais uma banda que está predisposta a partir pescoços alheios através de muito headbanging provocado. O que é bom neste tipo de coisas é que não é preciso muita coisa para se ficar com uma opinião formada. Para quem não gosta até nem é preciso ouvir mais do que uma música completa, o que seria uma pena, porque apesar de todos os (mais que muitos) lugares comuns que se encontram aqui, este até é um trabalho interessante. Do ponto de vista do thrash metal claro.

A proposta deste grupo norte-americano até pode parecer que é mais do mesmo, aquele tipo de thrash metal full throttle, unidimensional. É certo que não há aqui nada de novo, mas o entusiasmo com que o grupo o entrega faz toda a diferença. Quando se tem amor a algo, significa que não se está disposto a mexer com as regras básicaas dessa mesma coisa. Gosta-se daquilo tal como é. No entanto, para fazer algo tendo isso em mente, terá de compensar a originalidade na qualidade e na energia que é precisamente aquilo que os Tormenter fazerm neste "Prophetic Deceiver".

Solos à pazada, bons riffs e boas harmonias, faz deste álbum, um vício do início ao fim. Não quer dizer que seja um álbum perfeito. A voz de Carlos Rodelo dá aquele toque extremo ao trabalho, mas por vezes continua a soar algo desfazada com o instrumental limpo. Depois, por outro lado, temos a questão da produção que é digital demais. Com uma bateria mais orgânica, bastava isso, este trabalho seria uma bomba. Ainda assim, é um grande trabalho, que vai surpreender quem não conhecia a banda de lado nenhum - este é o seu segundo álbum. Desde o tema título a fazer lembrar os Megadeth, passando pela instrumental "C.P.R." até à melódica e técnica "Cosmic Collapse", este é um grande álbum de thrash metal, essencial para todos aqueles que procuram constantemente por novos nomes do estilo. Está aqui um que vale a pena, Tormenter.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira