About Me

Belphegor - "Conjuring The Dead" Review


Os Belphegor são um bom exemplo de uma banda que aos poucos foram evoluindo até se tornarem na máquina demolidora e cuspidora de death/black metal que são nos dias de hoje. Quem ouvir o seu primeiro álbum, lançado há vinte anos atrás, pouco ficará além da brutalidade e de um som um pouco javardo. O seu som foi-se refinindo, e ao décimo trabalho, chega este "Conjuring The Dead", um petardo de death/black metal viciante, que junta o melhor de ambos os géneros da música extrema. É impossível não ficar viciado com um malhão como a faixa de abertura, "Gasmask Terror", o tema título ou a "In Death".

Aquilo que a banda evoluiu bastante foi no seu sentido de dinâmica. Se antes estavam cinquenta minutos com o pé a carregar no acelerador, fazendo com que o ouvinte ficasse rapidamente enfadado com a oferta unidimensional da banda austríaca. No entanto, esses tempos pertencem ao passado e aqui é possível ter-se momentos como "Rex Tremendae Majestatis", onde os Belphegor usam aquilo que o black metal melódico tem - arranjos luxuosos e um midtempo ocasional que é demolidor, que ajuda a que as melodias de guitarra em tremolo picking se sobressaiam mais. Claro que os momentos de porrada continuam presentes, tal como "Black Winged Torment".

Este trabalho ainda conta com as duas presenças blasfemas de Glen Benton dos Deicide e de Attila Csihar dos Mayhem no tema "Legions Of Destruction", uma música que surge num momento em que o trabalho parece estar a perder o gás. Apesar dos últimos temas não serem comparáveis aqueles que ouvimos na primeira metade, a média global deste trabalho é altíssima. Consegue juntar a brutalidade a um sentido de melodia que tornam as suas músicas ainda mais cativantes e refrescantes, pelo menos para aqueles que já tinham uma ideia formada do seu som.


Nota: 7.6/10

Review por Fernando Ferreira