About Me

Benighted - "BrutaLive The Sick" Review


Os Benighted já são uma instituição da música extrema francesa. Com uma carreira já longa, a banda conta com sete álbuns de originais, que embora tenha começado no espectro do black metal, foi no death metal brutal a roçar o grindcore onde se afirmaram. Para confirmar esse facto, temos o bom álbum lançado no ano passado, aqui revisto, “Carnivore Sublime”, pelas mãos da Season Of Mist, que é também através dela que nos chega esta celebração em forma de álbum ao vivo. A banda comemora quinze anos desde o lançamento do primeiro álbum de originais – como o tempo voa, 2000 já está tão distante – com o concerto registado no festival Sylak Open Air, gravado no ano passado, a 9 de Agosto.

É um pacote que inclui um DVD, mas como apenas temos acesso ao registo áudio, apenas nos podemos debruçar sobre aquilo que ouvimos. E o que ouvimos, contrariamente ao esperado, não foi um alinhamento baseado em toda a carreira da banda, mas mais focado nos últimos lançamentos, nos três últimos álbuns para ser mais preciso, o que fica a ideia de que talvez o concerto não tenha sido gravado com este intuito. De qualquer forma, é uma decisão da banda que não terá que corresponder a qualquer sentido ou lógica que se tenha. O que interessa é mesmo o que se ouve e o que se ouve é capaz de deitar uma fábrica abaixo.

Com uma qualidade sonora irrepreensível, assim como uma prestação demolidora por parte da banda, que se encontra bem coesa, isto depois de ter sofrido uma mudança na sua formação com a saída tanto do baixista como de um dos guitarristas. A potência de temas “Let The Blood Spill Between My Broken Teeth”, “Carnivore Sublime” e “Collection Of Dead Portrait” é irresistível para quem aprecia death metal bruto mas que mesmo assim conserva um elevado grau técnico e até alguma melodia – principalmente no trabalho da guitarra solo. Além de ser uma boa forma de comemorar o aniversário da banda, também é uma boa forma de quem não conhece, ficar a conhecer.


Nota:
8/10


Review por Fernando Ferreira