About Me

Solitvdo - "Immerso In Un Bosco Di Querce" Review


Como o título sugere de forma clara, os Solitvdo são italianos: Na verdade, é italiano, já que se trata de uma one-man-band, tendo por trás DM, que é responsável por tudo o que se houve aqui. Após uma intro de teclados intitulada "Alba...", as coisas começam a tornar-se interessantes com "...Rivolta!", que nos remete para os melhores momentos do black/death melódico da década de noventa. No entanto, além dos ataques de nostalgia que pode provocar, não há muito mais que esta faixa possa sugerir. pelo menos assim parece ser, mas existe algo na sua melodia que se torna contagiante e que parece instalar-se no interior do ouvinte.


O tema título que se lhe segue, apela um pouco mais à melancolia e apesar dos seus nove minutos, não chega a tornar-se aborrecido. Esse é uma das grandes forças deste trabalho. Apesar da longa duração dos temas, no final de cada um não existe nenhum sentimento de aborrecimento. "Altvm Silentivm" é uma bela peça instrumental e acústica que serve como interlúdio para as duas faixas finais, que as duas juntas totalizam quase metade da duração do álbum, a primeira com onze minutos e a segunda com catorze. E tal como anteriormente, a longa duração não faz com que sejam menos interessantes. Pelo contrário, as duas são dos melhores momentos do álbum.

Este projecto tem uma qualidade surpreendente se tivermos em consideração que se trata de uma one-man-band e ao contrário do que se esperaria, conforme o trabalho avança, o interesse vai-se redobrando, fazendo até que no final fique ainda mais vontade de ouvir do que aquela que se tinha inicialmente. O exemplo claro de como por vezes somos capazes de ser surpreendidos quando temos os preconceitos todos a apontar na direcção contrário. E ainda bem que assim é, porque este é um dos grandes lançamentos da Naturmacht Productions do ano de 2014, sem sombra de dúvida.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira