About Me

Bedemon - "Child Of Darkness: From The Original Master Tapes" Review


Nem só de black metal escandinavo vive Satanás. “Child Of Darkness” é o legado dos Bedemon, projecto que está bastante ligado aos Pentagram e que é visto por muitos como a primeira entidade a tocar doom metal, pelo menos mais próximo daquilo que conhecemos actualmente dos tempos hoje. Claro que esta é uma afirmação sempre dada a polémica já que, apesar da sua variedade, os Black Sabbath serão sempre considerados como os pais do género. De qualquer forma e independentemente dessas questões, o que temos aqui são músicas embrionárias do que viria a ser popularizado como doom metal, havendo muitos momentos de déjà vú como a melodia vocal da “Frozen Fear” que está perigosamente próxima da “Snowblind”.

Esta quase hora de duração acaba por ser toda assim, entre momentos que são parecidos com algo e consegue-se identificar quais são ou enão com outros que não se conseguem identificar mas parece que são temas velhos conhecidos.  A banda não teve nenhum álbum de original, não pelo menos até 2012, no entanto, durante muito tempo, esta colecção de músicas foi pirateada no underground até ter sido remasterizada e lançada em CD e vinil. A Relapse, sempre atenta, resolveu pegar nesta colecção de músicas e mais uma vez disponibilizá-la.

Quem gosta de doom, não se vai importar com a qualidade podre destas gravações, que ainda lhe dão mais encanto, mas também é verdade que dificilmente agradará a mais do que os que gostam de coleccionar bocados de história da música pesada, não sendo, no entanto, indicação de que este é um trabalho dispensável. Com um interesse histórico, é curioso ver como é que uma banda de culto que nunca foi a lado nenhum conseguiu manter um culto ao longo de mais de quarenta anos. É obra. É fácil identificar razões para esse culto ao longo destas quinze músicas.

 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira