About Me

Masters Of Disguise - "The Savage And The Grace" Review


Os Masters Of Disguise estão de volta, depois de um primeiro álbum de excelente qualidade e a avaliar pelo início deste álbum com a instrumental "Judgement Day (e que bonita tradição esta, começar o álbum com músicas instrumentais que rockam como tudo). Também já é tradição, que a seguir à faixa instrumental, se tenha um malhão daqueles, que aqui surge na pele da "The Enforcer". Para quem não sabe, os Masters Of Disguise nasceu das cinzas dos Savage Grace (banda de heavy metal tradicional norte-americana), ou para ser mais correcto, nasceu a partir dos músicos contratados para levar os Savage Grace aos palcos. Como tal, até faz mais sentido o título deste trabalho.

Musicalmente, temos uma fusão muito interessante entre heavy e power metal, que faz com que temas como "Barbarians At The Gate", "Conquering The World" e "New Horizons" sejam perfeitas demonstrações do estilo com o facto épico a ter um peso preponderante. É possível encontrar aqui tiques característicos do metal alemão, mas esta é uma banda que se coloca acima dos lugares comuns que normalmente afastam os mais impacientes. Claro, é heavy metal misturado com power metal, mas é tudo menos banal. A forma como cada uma destas músicas consegue encontrar dinâmicas suficientes para que se tenha uma hora da mais alta qualidade é impressionante.

A finalizar, tem-se o regresso de Knutson - aquela personagem que se assumiu como mascote da banda no primeiro trabalho, e que surge novamente na capa deste segundo trabalho - com "Knutson II: (Only A Mother's Love)" e uma cover de um dos temas maiores dos Flotsam & Jetsam. Talvez uma escolha inesperada, mas adoração pelo heavy metal norte-americano por parte destes alemães a esta altura já não devia ser surpresa, mas também não se revela muito importante, tal como todas as outras considerações, já que a música aqui contida fala por si própria.

Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira