About Me

Der Weg Einer Freiheit - "Stellar" Review


Para quem chega a esta banda pela primeira vez, os primeiros dois minutos de "Repulsion" poderão intrigar. Com a indicação de que se trata de black metal, poderá ficar bem a leste e apontar mais na direcção do rock depressivo, tal como alguns momentos de Katatonia. Quando estoura a distorção, essa percepção poderá mudar um pouco, já que o tipo de riffs são do mais black metal possível, mesmo que inicialmente sejam em downtempo, mas as melodias em tremolo picking não enganam ao que aí vem e lá mais para a frente, estalam os blastbeats e a porrada tipicamente negra.

Não é das bandas mais conhecidas do black metal alemão mas de certeza de que a associação à Season Of Mist fará com que as coisas mudem um pouco já que qualidade não parece faltar por aqui. Apesar de na maioria das vezes ser o doom o estilo que parece se sobrepor, ainda mais que o black metal, temos temas que são a excepção, como "Einkehr", em que se é contagiado por uma melodia viciante, bem black metal e que faz com que o tema em questão se torne rapidamente um favorito de todo o trabalho, um grande tema de black metal, com todos os elementos e dinâmicas necessárias para tal. No entanto, não é aquele que fica com o título de tema mais directo, essa honra pertence a "Verbund", uma bomba de três minutos que destroi tudo no seu caminho.

São as faixas longas que oferecem mais riqueza de dinâmicas e o equilíbrio entre os momentos mais uptempo com os mais compassados e melódicos/melancólicos. Com um som poderoso, músicas de qualidade bem acima da média, este trabalho ainda rende umas boas audições, sem qualquer problema, havendo muitos pormenores e sensações a surgirem a cada vez que os ouvimos, mesmo nos mais directos. Transcende o black metal, mesmo sendo o género onde se inserem, mas é indicado aos amantes da música extrema no geral. Satisfação garantida.


Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira