About Me

Embrional - "The Devil Inside" Review



"The Devil Inside" é o segundo trabalho dos polacos Embrional que nos trazem death/black metal na melhor tradição Hate/Behemoth, salvo as respectivas distâncias. Para se ser sincero, não se pode dizer que o seu som seja propriamente um rip off das bandas mencionadas, apenas se aproxima estilisticamente. Claro que tudo depende dos ouvidos que os ouvem. Nomes como Morbid Angel podem surgir na mente, como um equilíbrio entre a blasfémia e o elemento técnico na sua música extrema. De qualquer forma, a sua música deve ser analisada sem ter ninguém em mente - por muito que os nomes surjam sem ser convidados - de forma a se ter uma opinião mais justa.

Embora seja claro que o estilo de eleição seja o death metal, também é possível ouvir aqui e ali um toque daquele black metal mais experimental e dissonante (e agora é o momento em que nos contemos para pensar nos mestres do black metal dissonante), que causa uma espécie de faca de dois gumes. Por um lado, dá uma tonalidade mais enegrecida ao seu som, por outro, faz com que caminhem por águas mais turvas e que por vezes caiam em buracos profundos demais para as suas capacidades. "The Abyss" é o exemplo onde se safam com distinção, com o início a sugerir mais do mesmo mas depois a música a conseguir dar uma volta e a tornar-se surpreendentemente boa.

É um trabalho que tem muitas reviravoltas e que por isso deve ser ouvido com atenção e algumas vezes, já que demora um pouco a entrar na cabeça. A seu favor tem algum groove estranho - daquele que se torce o nariz ao mesmo tempo que se está a bater o pé e a fazer um suave headbang involuntariamente - contra si, têm alguns lugares comuns que utilizam e os quais já conhecemos de gingeira. Ainda assim, é uma proposta muito válida dentro do death/black metal europeu e uma proposta a seguir com curiosidade no futuro.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira