About Me

Time Sprout Orchestra - "Armageddon: The Soundtrack" Review


Ok, isto pode soar estranho. “Armageddon: The Soundtrack” é uma banda sonora não de um filme mas de um livro, escrito por Robert Rankin, com o título “Armageddon” (claro). Este livro é o primeiro de uma trilogia que deverá ter provocado um impacto considerável em Ivan Babilonský, pelo menos o suficiente para meter a sua criatividade a mexer e nos trazer dezasseis faixas instrumentais que são claramente fruto de uma produção caseira, informação confirmada pelo próprio Ivan, que afirma que todo o material foi composto e gravado em 2006.

O facto de ser instrumental, segundo Ivan, foi devido a ter procurado por um vocalista durante dois anos mas o facto de não ter conseguido encontrar, fez com que este projecto fosse colocado de parte até que tenha sido reactivado novamente em 2014, com a intenção que ficasse mesmo instrumental. Curiosamente, um dos sentimentos que é mais predominante é o de sentir-se de que não existe aqui espaço para uma voz. Por outro lado, todo o trabalho tem um forte sabor a algo inacabado. Parecem esqueletos de músicas e ideias que não aparecem aqui na sua versão final.

Há também uma forte sensação de enfadamento, principalmente pela falta de dinâmica. O som da guitarra é fortíssimo (algo reminiscente de nu metal ou djent, ou os dois) que através de riffs atrás de riffs mais ou menos parecidos, esgota por completo o interesse do ouvinte. Quando se pensa em banda sonora, pensa-se em música que nos leve a visitar vários estados de espírito dentro de um conceito ou história. Vários momentos, vários acontecimentos. O que temos aqui é música que parece retratar um único momento de uma história – isto sem conhecer o livro no qual se baseia. É uma ideia ambiciosa mas que não apresenta os argumentos que a sustente.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira