About Me

Unrest - "Grindcore" Review


Não se sabendo bem porquê, Unrest é um daqueles nomes que logo à partida sugere porrada bruta e grossa. Com um título como "Grindcore", o nosso preconceito não deve andar muito longe da verdade. Apesar da banda existir desde 2006, apenas agora chegam ao álbum de estreia e mesmo tendo a duração de um mero EP, "Grindcore" é uma bomba do início ao fim. Existem aqueles que lutam para trazer algo de novo, tentando cruzar as fronteiras do que já feito, reinventar as coisas. Não é o caso dos Unrest, que nos entregam exactamente aquilo que esperávamos, grindcore puro e duro, na vertente de protesto social como reza a tradição criada por Napalm Death.

A banda não inventa, mas cumpre na perfeição, sendo um misto entre os já citados Napalm Death e os saudosos Nasum. A banda consegue intercalar na perfeição os blastbeats com outros mais compassados que funcionam muito bem, dando a dinâmica necessária a este trabalho ("Quit" e "Faith Is A Hearse" são dois excelentes exemplos, com esta última a roçar o doom), acrescentando ainda alguns elementos de crust típicamente inglês. Não será um álbum que converterá todos aqueles que têm resistência ao estilo, mas sem dúvida que fará todos os aficionados fazer headbang como se não houvesse amanhã.

Claro que o problema é mesmo a duração. Correndo o risco de estar a bater sempre na mesma tecla, é difícil chamar a um longa duração de apenas vinte e seis minutos de... longa duração e esse facto, por si só, costuma contar como uns pontos a descontar na avaliação final, mas o que é certo é que no final dos vinte e seis minutos, a tendência é para colocar outra vez a rodar e tendo em consideração que estamos a falar de grindcore, isso por si só é uma vitória. A riqueza deste trabalho que nem chega a meia hora é superior a muitas discografias inteiras que por aí andam. Um vício do início ao fim.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira