About Me

Signs Of Darkness - "The Age Of Decay" Review


Ora aí está algo original, uma banda de black metal com consciência social e ambiental. Já se sabia que os Signs Of Darkness eram anti-fascistas e anti-racistas, o que é igualmente estranho para uma banda de black metal, no entanto, estranho é diferente de impossível. Assim sendo este quarto trabalho por parte da banda belga que surge de rompante para quem já se esquecia que eles existiam (o último álbum foi lançado em 2008 e o seu último lançamento foi o EP "Apostate" em 2001), foca-se num único conceito, a acusação e condenação da humanidade pelos problemas ambientais do planeta Terra.

Dito desta forma até promete e de certa forma até cumpre, mas tendo em cotna que continuamos a falar de black metal, não se consegue discernir muito bem o que J. (baixista e vocalista) vocifera, mas ao consultar as letras podemos constatar realmente que o conceito é bem tratado. O que se salienta mais é, obviamente a música e a intro "The Rise Of Serpents", até parece sugerir algo mais refinado mas conforme o tema título explode, fica-se com a certeza de que se trata de um som cru e sem grandes floreados, no que diz respeito pelo menos à produção, já que em termos de composição, existe bastante variações, dinâmicas e alguma complexidade na estrutura das músicas, sem falar no excelente trabalho da guitarra solo.

Todas as músicas conseguem cativar, mas o som acaba por fazer com que seja difícil distingui-las umas das outras. Lembrando a abordagem típica das bandas do final do século passado, há uma certa ingenuidade (que quase parece propositada) que cativa e faz com que este álbum seja bastante agradável de se ouvir (sim, continuamos a falar de black metal, mas também só será agradável para quem aprecia música extrema). "The Age Of Decay" apresenta uma banda que usa as suas convicções com o seu gosto pela música extrema tendo como resultado um álbum que a cada audição que se ouve, vai crescendo dentro do seu ouvinte.

 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira