About Me

Hypothermia - "Svartkonst" Review


Os Hypothermia são uma daquelas bandas que começaram no black metal e aos poucos foram-se afastando cada vez mais das suas margens negras. Normalmente, estas viagens são tidas como ofensivas por parte dos mais sensíveis a desvios de percurso. Para os apreciadores de boa música, seja ela extrema ou não, as mudanças estilísticas não assustam e na maioria dos casos até são muito bem vindas. Apesar de os suecos se apresentem hoje em dia bastante diferentes daquilo que eram no início da sua carreira, a música que fazem agora é totalmente válida.

Como há sempre um “mas”, temos que dizer… mas… apesar da sua inegável qualidade, este trabalho acabo por sofrer por se tornar genérico demais. É praticamente instrumental e quase easy listening, não significando por isso que seja um álbum com músicas que remontem às tradições ancestrais nórdicas. Havendo um paralelo com uma agência de viagens, ao comprar “Svartkonst” seria mais como comprar uma viagem para a Islândia do que propriamente Noruega, embora não exista aqui muitas daquelas paisagens sonoras que o pós-rock normalmente nos impõem.

Acaba por ser um trabalho surpreendentemente suave e quase inofensivo, o que até mesmo os mais selvagens que apreciam de melodia poderão encontrar aqui alguns motivos para bocejar. Ainda assim, é uma obra que deve ser apreciada como um todo e que será ideal para colocar um ambiente relaxante no ar, como se fosse black metal chillout. Não sei se a patente já existe, mas se não existe, agora já existe uma razão para existir. “Svartkonst” servirá para mostrar o lado sensível de todos aqueles que gostam de música extrema e até têm uma dose considerável de paciência, assim como servirá para introduzir outros que de outra forma não se sentiriam atraídos por pastagens tão negras. Pode-se dizer em resumo que “Svartkonst” é a nossa, do metal, música bucólicopastoral embora esta talvez não crie história como aquelas que os eruditos gabam-se de conhecer.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira