About Me

The Grotesquery - "Curse Of The Skinless Bride" Review



Os The Grotesquery estão de volta, que é como quem diz, Rogga Johansson está de volta. A produtividade do músico sueco é realmente impressionante e este seu projecto chega agora ao terceiro álbum, onde tem a companhia de Kam Lee (que também tem uns quandots projectos, sendo no entanto mais conhecido pela sua passagem pelos Death e pelos Massacre) que é o principal visionário desta banda. Tematicamente, este álbum é também um trabalho conceptual que serve como sequela directa, 10 anos depois, do primeiro trabalho ("Tales From The Coffin Born") e como prequela, 15 ou 16 anos anteriores, do álbum anterior ("The Facts And Terrifying Testament Of Mason Hamilton: Tsathoggua Tales"), sendo o último que encerra a trilogia Lovecraftiana.

A história leva-nos à casa onde se passaram os eventos do primeiro álbum e dá-nos a conhecer mais detalhes das principais personagens de cada um dos trabalhos, e ainda introduz uma nova personagem, de seu nome Alexander Salem, um detective privado. Musicalmente, não há muito que enganar, a veneração ao death metal sueco e mais primitivo mantém-se como o principal ponto de destaque, no entanto, o que noutros casos seria um handicap, aqui surge como uma força. Temas como "Return To The House Of Grotesque", "Her Exquisite Corpse - The Skinless Bride" e "Downfall - It's All Gone To Hell" são grandes malhas de death metal tipicamente sueco que não deixarão nenhum fã indiferente.

As três músicas também são um bom exemplo de como a banda consegue injectar dinâmicas na sua música e obter um álbum que apesar de ser puro death metal consegue manter-se interessante do início ao fim. Não converterá aqueles que não gostam do estilo, mas sem dúvida que agradará a todos os nostálgicos dos primórdios suecos do género, tendo como bónus ainda uma história interessante que fará sentido no contexto dos outros dois capítulos.

 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira