About Me

V/A - "Helldprod Evocation Of The Demons Compilation Vol.1" Review



Se há uma editora nacional que tem vivido o verdadeiro espírito do underground e conciliado esse mesmo espírito com um elevado nível qualitativo, essa editora sem dúvida que é a Helldprod. E sendo assim, uma compilação que passe em revista os seus lançamentos nos últimos tempos reveste-se de uma relativa importância, mesmo tratando-se de um lançamento puramente underground em CD-R e em edição especial de cassete mais t-shirt, limitada a 100 unidades.

Podemos constatar alguns dos grandes nomes que viram trabalhos seus a serem recentemente lançados pela editora, como os Martelo Negro, Sinister, Neoplasmah (que lançaram um dos grandes álbuns nacionais do ano passado), Filii Nigrantium Infernalium, The Sorcerer (um regresso esplendoroso deste projecto mítico de black metal), Grog e Decayed (dois pesos-pesados da editora). Nomes que garantem qualidade, embora essa mesma qualidade não se fique por aqui.

É certo que as compilações já não têm o peso que tinham uns tempos atrás, mas esta continua a ser uma boa forma de conhecer novos sons e de sair um pouco da zona de conforto – numa realidade em que os álbuns caíram em desuso e o consumo de música faz-se por Youtube, Bandcamp, Spotify e afins, ouvir um CD com vinte faixas de metal extremo será mesmo sair da zona de conforto. Ainda bem que ainda existe alguém que acredita, sinta e viva isso.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira