About Me

Nelson - "Peace Out" Review


Conseguir perceber o intuito da capa de "Peace Out" não é fácil. Quer dizer, além pelo facto de se ter uma sensual jovem de costas, apenas com as cuecas vestidas e de soutien numa mão enquanto a outra faz o símbol conhecido com paz. Nao é estranho para nós, aqueles que nos lembramos que há mais de vinte e cinco anos atrás, a mulher era usada como forma de cativar a audiência apreciadora de rock FM e os Nelson, que lançaram o primeiro álbum em 1990, acabam por mostrar que vinte e cinco anos depois dos momentos áureos do estilo, continuam a tradição - que se formos a ver, nunca foi deixada de parte, não apenas neste estilo mas em todos os outros do rock pesado e metal).

É mais que sabido que a passagem dos anos noventa não foi meiga para nenhuma das bandas do género e os Nelson não foram uma excepção. Apesar do sucesso esmagador do seu álbum de estreia, o segundo foi praticamente ignorado, sendo que em 1995, a moda já era outra. A banda não desistiu e passou a década a lançar álbuns na sua própria editora até 2000. Apenas dez anos mais tarde viria a firmar um acordo com a Frontiers, que levou a um lançamento de três trabalhos quase de rajada - um álbum ao vivo, um de sobras de estúdio do primeiro trabalho e um de originais. Cinco anos depois eis que temos aqui, com "Peace Out" o segundo trabalho pela Frontiers e o nono álbum da carreira da banda.

Não se esperava que tivessemos grandes mudanças no som, pelo o que se pode ouvir aqui é puro AOr, que algumas vezes soa bastante azeiteiro (como na primeira música "Hello Everybody") e outras vezes soa bastante bem (exemplo da "You And Me", quem sem dúvida é um malhão de todo o tamanho, a melhor desta colecção de músicas), ou seja, será exactamente aquilo que os seus fãs esperam. Para quem não os conhece, mas aprecia o estilo, este será sem dúvida um grande álbum, já que temos doze músicas com grandes ganchos, bons solos, bons refrões, bem orelhudos, e uma qualidade acima da media por cada música.

Já se sabe que a Frontiers tem uma capacidade extraordinária de resgatar sons do passado e apresentá-los a novas audiências e se por vezes a coisa não corre bem, a média até agora é positiva e os Nelson não vão alterar isso. Apesar de todas as críticas que lhes foram apontadas no passado - tal como a todos os que tocavam rock melódico e tinham uma certa imagem - os Nelson sempre tinham a componente musical a apoiar, mesmo que essa componente musical se inserisse num género que deixou de apreciado. Estes anos todos depois, talvez justiça seja feita, porque apesar de algumas escorregadelas próprias do AOR (e mesmo essas são capazes de ficar marcadas no cérebro, o que já indica um pouco a qualidade do trabalho), "Peace Out" é um excelente trabalho de rock melódico.


Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira