About Me

Anthrax - "Chile On Hell" Review


Depois do sucesso, tanto criativo como comercial (dentro das perspectivas actuais, claro) do último álbum dos Anthrax, “Worship Music”, que já data de 2011, era previsível que viesse a caminho um DVD/CD que capturasse o bom momento da banda. Apesar de nos últimos tempos, e sem contar com o último álbum de originais, o melhor que a banda clássica de thrash metal tem apresentando são álbuns ao vivo, há uma certa curiosidade e até antecipação por este álbum. Como é habitual, não tivemos à parte visual do lançamento, pelo que só nos podemos pronunciar acerca do que se pode ouvir.

Em termos sonoros, este “Chile On Hell” é um mimo. Som poderoso, a banda está em excelente forma e a integração de Jonathan Donais, o novo guitarrista vindo dos Shadows Fall (onde aliás continua) e que substituiu o influente Rob Caggiano nesta fase mais recente da banda. Para já, o que se tem a dizer é que não se percebe a diferença entre o alinhamento da versão CD e a versão DVD. Nitidamente, ao ouvir o CD e apesar de ser duplo, fica-se com a sensação e que sabe a pouco, muito a pouco. Cada um dos dois cds não chega a ter uma hora de duração, o que para uma banda como os Anthrax é pouco – e tendo em conta que em relação ao DVD tem-se três músicas a menos. No entanto mesmo, com essas três músicas (“March Of The S.O.D.”, “Deathrider”, “Got The Time”), fica a saber a pouco. Talvez pela escolha do alinhamento.

Com um foco incomum ao álbum de 1987 “Among The Living” (seis temas), fica a sensação de que falharam duas expectativas que havia para este álbum. Uma seria deste álbum ser uma comemoração da carreira da banda, ou seja, visitar todos os lugares da carreira da banda, já longa. Ficaram a faltar as boas malhas da era de John Bush, embora seja compreensível que Joey Belladonna não as queira cantar, mas porra se até o Bruce Dickinson cantou as músicas de Blaze, porque raio hão de fazer de conta que mais de dez anos da carreira da banda não existiram? A segunda expectativa seria de que teria mais músicas do novo álbum, o que também não se verificou. Questões de alinhamento à parte, um álbum ao vivo dos Anthrax e com este som e performance, é sempre algo positivo. Poderia era ser melhor, muito melhor.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira