About Me

Peacers - "Peacers" Review


Os Peacers são uma nova banda mas não se pense que são novatos. Depois dos Sic Alps, o novo veículo musical de Mike Donovan foi encontrado através dos Peacers, que lançam a sua estreia pela Drag City – com quem já tinham colaborado antes. Para quem não faz a mínima ideia do que se está falar, pode-se dar a pista através de algumas palavras chave: rock alternativo, rock britânico, punk acústico, década de sessenta e setenta. E atenção que os adjectivos foram cuidadosamente retirados de forma a que não houvessem tentavas de influenciar. Pelo menos por um parágrafo.

Basicamente é aborrecido e este será o adjectivo mais abrangente. É valorizado o feeling ingénuo que todas as músicas têm, lembrando os primeiros trabalhos de Pink Floyd mas menos espacial. Aliás, o nome Syd Barett vem muitas vezes à mente em temas como “Laze It” e “The Kid”. Tirando essa nostalgia que nos é transmitda ao longo destas quinze músicas, não resta muito mais. As músicas são curtas e o álbum passa rápido, mas há um sentido de vazio tão grande que dificilmente se vai colocar novamente a tocar.

Podendo ser um pouco cruel, esta estreia parece ideal como música de fundo que está a tocar por trás de música de fundo enquanto se faz qualquer coisa. Melancólico de uma maneira apática, o sentimento que se tem é que se está a morrer lentamente enquanto se ouve a isto, o que não é nada agradável. É daqueles discos que não acrescentam em absolutamente nada ao ouvinte. Pelo contrário, até parece que retiram dias de vida. Uma música como “Leicester Bride” é coisa para levar a um estado profundo de dormência que nem mesmo um mergulho em água gelada consegue curar.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira