About Me

Blaze Of Perdition - "Near Death Revelations" Review



Os polacos devem ter uma sina qualquer com os acidentes de viação e os Blaze of Perdition foram mais um caso dessa infelicidade. Em 2013 a banda teve um acidente quando seguia para Aústria e como resultado, o baixista 23 faleceu enquanto o baterista Wizun e o vocalista Sonneillon ficaram gravemente feridos. Após dois anos de silêncio, a banda volta com um surpreendente terceiro álbum, o tal supostamente definitivo, que pode estabelecer ou destroir a carreira da banda. Neste caso, "Near Death Revelations" - título que tendo em consideração os acontecimentos referidos atrás, ganha um sentido ainda mais pujante - soa a renascimento.

Se formos a avaliar friamente o seu trabalho, "Near Death Revelations" não está muito longe de outros trabalhos editados pela Agonia Records, editora que está por trás deste trabalho, ou seja, black e death metal fundidos de uma forma em que é quase impossível dizer onde começa um e onde acaba o outro, com o recurso a algumas melodias dissonantes e ao mid tempo. Dito desta forma, quase soa a fórmula (e é) mas a banda polaca consegue evitar essa ratoeira e consegue dotar estas seis músicas (na verdade, são sete faixas mas contemos a sequência "The Tunnel" e "Of No Light" como apenas uma faixa) de dinâmicas interessantes. Se assim não fosse, seria um álbum extremamente aborrecido, porque tirando a já referida "The Tunnel", têm todas duração superior a sete minutos.

De "Królestwo Niczyje" à já citada sequência "The Tunnel/Of No Light", a banda consegue ir além do óbvio, ir além das fórmulas pré-estabelecidas, além de todos os problemas que sofreram, e ter um conjunto de músicas bem intensas e até de certa forma épicas (aquela "Into The Void Again" é portento de emotividade, principalmente na sua segunda metade) que faz com que se coloque os Blaze Of Perdition na posição de banda a acompanhar durante os próximos tempos. Não é, no entanto, um álbum que promete unicamente algo para o futuro. É um álbum que cumpre agora no presente, metal extremo de qualidade.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira