About Me

Cro-Mags - "Near Death Experience" Review


Não, não é o regresso de uma das bandas mais clássicas do crossover norte-americano. Apesar dos muitos “pára-arranca”, não é desta que a banda quebra o silêncio que já vai em quinze anos. “Near Death Experience” é o quarto álbum da banda clássica e é talvez aquele em que a parte mais heavy metal está mais presente. E tal não é mau de todo, antes pelo contrário. Não quer dizer que a parte mais hardcore fique completamente esquecida. Faixas como “War On The Streets” e “Death In The Womb”, têm esse espírito hardcore bem à flor da pele.

Tendo em conta a sua data de lançamento, o tempo que passou e tudo aquilo que já vimos entretanto, podemos dizer que este é um álbum que até envelheceu bem, mesmo que dificilmente seja considerado um clássico, quer da discografia da banda, quer do heavy metal em geral. É de assinalar a viragem lírica e temática da banda que surge aqui mais voltada para temáticas existências e até espirituais, algo que pode-se achar à partida contraditório considerando o estilo de música que optaram por tocar mas que no entanto se conjuga muitíssimo bem.

Não sendo um clássico, mas também não sendo exactamente mau, este álbum poderá causar alguma surpresa para aqueles que já ouviram falar de Cro-Mags (e quem é que já não ouviu falar de Cro-Mags?) mas não tinham ouvido nada do seu trabalho. Poderá ser uma boa surpresa ou má, mas a qualidade, ainda que não seja exuberante deste álbum de 1993, é suficiente para garantir que exista satisfação por esta viagem ao passado. E isso, por si só, justifica esta reedição.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira