About Me

Korsakov - "Unique Remains" Review


Mais um brinde holandês do passado pelas mãos da Vic Records, desta vez o alvo é o grupo de death/thrash metal holandês Korsakov que contou na sua discografia com apenas três demos lançadas num período compreendido entre 1989 e 1994, que agora surgem aqui reunidas num único CD. A primeira coisa que é imperativo perguntar é... porque raio a Vic Records vai pegar no arquivo de uma banda obscura vinda da Holanda quase trinta anos atrás? Só existe esperança de se ter uma resposta partindo para a acção e ouvindo esta compilação e mesmo assim... não é uma resposta imediata.

A primeira demo a ser representada aqui é a última a ser lançada pela banda, a "Prolong The Agony" lançada originalmente em 1994, onde nos mostra um death metal com algumas pretensões a ir mais além em termos de técnica e composição. Faz-nos lembrar os tempos de Sepultura no "Beneath The Remains" (mas menos explosivo) ou os de Pungent Stench (mas menos esquisitos. A partir da quinta faixa temos então a segunda demo, "Radiation Exposure", lançada originalmente em 1991, onde a qualidade tanto das músicas em si como da produção caem a pique, o que nos faz pensar em fazer uma proposta para o pessoal da Vic Records vir cá ao burgo lançar as nossas preciosidades do metal nacional, que podem soar tão mal quanto isto mas com uma qualidade bem melhor.

Tendo em conta que quanto mais se avança no alinhamento, mais se recua no tempo, quando é tempo de se chegar à décima primeira faixa, quando começa a soar a demo "Hangover Heroes", de 1989, fica-se com receio de que a coisa ainda descambe mais, o que curiosamente não se verifica. Não melhora mas também não piora. No geral é um lançamento que interessará aos fãs da altura da banda e alguns curiosos por estas coisas vintage, porque de resto, não existem mesmo motivos para que se pegue nesta compilação - nem se encontram razões para a mesma ter sido lançada. Mesmo após algumas audições.


Nota:
5/10


Review por Fernando Ferreira