About Me

Corpse Garden - "Entheogen" Review



Ainda há pouco tempo dizíamos algo acerca do metal que nos chega da América do Sul. Se no caso dos peruanos Blizzard Hunter, esse preconceito se revelou completamente errado, então o que dizer do segundo álbum dos Corpse Garden, "Entheogen", que nos chega da Costa Rica? "The Quantum Rapture", o primeiro tema do trabalho, é o suficiente para nos deixar meio desorientados com a sua abordagem muito própria de death metal, que tanto nos remete para os campos mais técnicos do estilo como também tem o seu quê de tradicional. O que há a assinalar em primeiro lugar, é o trabalho de baixo de Carlos Venegas que lembra muito Tony Choi nos cynic e nos Atheist.

Apesar dos nomes atrás citados, não se pode dizer que os Corpse Garden sejam um grupo estupidamente técnico. Claro que temos estruturas mais complexas do que seria expectável num lançamento death metal e temos um sentido de melodia e técnica nos solos de guitarra (e já agora, que surgem em bom número) que são incomuns para os parâmetros comuns. E além de todas estas componentes, temos o facto de "Entheogen" nos trazer verdadeiras músicas e não apenas oportunidades para demonstrar o talento dos seus executantes. E temos isto mesmo em temas de duração acima do normal, como a "Portal To The Oneiric", "Evoking A Dead Sun" (e que obra de arte é este tema), "Sulphur" e "The First Incarnation".

Talvez se possa dizer que o álbum acaba por ser um bocado ambicioso demais na sua duração. Treze músicas e uma hora de duração poderá ser demasiado para a maior parte dos ouvintes, que preferem coisas mais imediatas, mas a verdade é que as dinâmicas que contem permitem que se chegue ao seu final e não ter encontrado uma pinga de aborrecimento ao longo da sua duração. Pelo contrário, fica-se é com vontade de ouvir este álbum mais umas quantas vezes. Sem dúvida um dos grandes trabalhos death metal deste ano e que colocará Corpse Garden no patamar de revelação para muitos. Para outros será a confirmação esperada.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira