About Me

Reportagem: Gojira e The Raven Age @ Sala Tejo - MEO Arena, Lisboa - 13/07/2015


13 de Julho marcou o regresso dos Gojira a Portugal, pouco menos de um ano depois da sua tão esperada estreia no nosso país, na altura no festival Vagos Open Air. A tocar pela primeira vez em Lisboa, este era também o primeiro concerto da banda como headliner por cá, sendo a ansiedade do público bastante notória.

Antes da entrada em palco dos irmãos Duplantier e companhia, coube aos The Raven Age e ao seu "metal melódico" - assim definido pelos próprios - dar o pontapé de saída e tentar aquecer anda mais os ânimos da já bem composta Sala Tejo da Meo Arena. Com pontualidade britânica os, claro está, britânicos deram início aos três quartos de hora de atuação que pareceram ir conquistando o público aos poucos. Ponto positivo para o grupo de Londres que conseguiu com sucesso a difícil tarefa de não ser apenas "a banda do filho do Steve Harris".

A sala ficou entretanto quase cheia para receber sob um forte aplauso a banda da noite. A espera foi longa mas finalmente terminou - os Gojira chegaram a Lisboa e puseram de pé um concerto previsivelmente intenso e cheio de energia. O triplete "Ocean Planet" + "The Axe" + "The Heaviest Matter of the Universe" mostrou que a banda não estava ali para brincar e, dúvidas houvesse, havia "Backbone" de as tirar logo de seguida. O público estava rendido desde o primeiro momento e assim permaneceu durante a cerca de hora e meia de concerto que teve como base uma das melhores setlist's que se podia esperar por parte da banda francesa. "World To Come" foi a música escolhida para dar início ao tão esperado encore que terminaria, para surpresa de muitos dos presentes, com "The Gift Of Guilt", música que não estava originalmente na setlist. Para a despedida, ficou a promessa de um regresso o mais cedo possível, já com álbum novo para apresentar.


Texto por Bruno Correia

Fotografias por Paulo Tavares
Agradecimentos: Prime Artists