About Me

Yellowtooth - "Crushed By The Wheels Of Progress" Review



Ao ouvir “Meet Mr. Mossberg”, o primeiro tema deste segundo álbum dos norte-americanos Yellowtooth, fica-se com a distinta sensação de que há uma enorme familiaridade com o que se pode ouvir. Talvez para nos remeter para uma série de bandas ou estilo de som que não nos é estranho de todo. Desde Alabama Thunderpussy, Down, High On Fire até aos inevitáveis Corrosion Of Conformity, há por aqui um vasto painel de nomes que surgem em mente conforme a dita faixa se desenrola.

Quer isto dizer que logo ao primeiro tema que já temos um álbum condenado ao fracasso por nos soar a uma série de outras bandas? Não, nem por isso. Na realidade, esta familiaridade até faz com que as músicas entrem mais depressa e em alguns casos, como na excelente “Season’s End”, nem seriam necessárias muletas dessas. É um bom álbum que os fãs de sludge, doom, stoner, não dispensarão mesmo que não ofereça grandes novidades, mas também para quem gosta dos estilos atrás indicados, novidade não é bem o que se procura.

Há, no entanto, algo que faz com este álbum não chegue a levantar voo verdadeiramente. Faltam aqui músicas virais, aquelas que se instalam e se recusam a sair, ou seja, faltam argumentos que tornem este “Crushed By The Wheels Of Progress” um excelente álbum em vez de ser apenas bom. E é isso que ele é, um bom álbum, com boas músicas, mas que dificilmente conseguirá ter tanto impacto como os melhores trabalhos das bandas citadas no início do texto. Fica aqui a noção de que os Yellowtooth têm potencial para chegar ao mesmo nível que os melhores do género atingiram e isso já é dizer algo.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira