About Me

Antropofago - "Æra Dementiæ" Review


Os franceses Antropofago regressam para mais com o seu segundo álbum, quatro anos após a estreia. Para quem não os conhece, o que os Antropofago apresentam é death metal  bruto, com uns certos assomos técnicos que fazem a diferença para que não soe banal. E banal definitivamente não soa, quer por essa parte técnica, quer pelos ganchos que os seus riffs têm – a “Encounter With The Doppelgänger” impressiona pelo seu factor frenético e variedade, sem contar com o facto de cada uma delas ser viciante e intrigante.

O álbum flui muito bem e de forma bastante rápida, o que pode ser encarado como um dos seus defeitos: passa demasiado rápido, o que só fará com que fique a vontade de repetir a dose. Poderá ser difícil para quem não aprecia death metal brutal e técnico mas mesmo os apreciadores de melodias poderão ficar surpreendidos pelos pormenores de músicas como o início do tema título, “Paranoid Visions pt.2” e ”Voices”, que revelam uma maturidade composicional apreciável, mantendo um equilíbrio que muitas vezes é difícil de atingir.

Com uma edição limitada apenas a quinhentas unidades (e contendo como bónus um segundo disco que não é mais que o EP “Between Fear And Madness” reeditado - ele que foi originalmente lançado em 2012 – ao qual não tivemos acesso e não nos podemos pronunciar), “Æra Dementiæ” é uma escolha vencedora para os interessados em death metal técnico, mesmo tendo em conta a concorrência cerrada no estilo que tem havido nos últimos tempos. Com um segundo álbum destes, a banda demonstra estar pronta para dar o salto no seguinte – partindo do princípio que consegue superar a qualidade aqui evidenciada.


Nota: 7.5/10


Review por Fernando Ferreira