About Me

Debauchery - "F*ck Humanity" Review


“F*ck Humanity” é já o nono álbum dos alemães Debauchery, uma marca impressionante se tivermos em consideração que iniciaram a sua carreira discográfica em 2003. Apesar da sua regularidade discográfica, a qualidade não foi sempre um dos pontos fortes, já que o equilíbrio entre as estruturas mais tradicionais do heavy metal e o death metal parece mais simples no papel do que aquilo que a prática realmente demonstra. Ao nono álbum, a banda alemã parece já ter ganho alguma mestria no assunto, pelo menos é o que o álbum demonstra do início ao fim.

Após uma breve introdução de seu nome “My Religion Is Hate”, surge em grande potência o malhão “Ironclad Declaration Of War” que junta no mesmo tacho um riff que poderia estar num álbum dos Running Wild (dos bons tempos de “Black Hand Inn”), com uma potência vocal que não estaria desfasada de um álbum dos Six Feet Under - talvez mais energética e frenética que a Chris Barnes, tendo algumas vozes (mais ou menos) limpas que representam um dos alguns ganchos da música. E esta fórmula acaba por ser o resumo do que se pode ouvir aqui, no entanto, as músicas têm dinâmica suficiente para que se mantenha o interesse ao longo de quase uma hora. A música que vem exactamente a seguir, “Kneel Before the Dragon Gods“, é a prova disso mesmo, a mesma fórmula, os mesmos resultados com uma música que apesar disto não é cópia da anterior.

O maior problema que este álbum poderá ter (mas também não é exclusivo daqui) é ter o pé em dois mundos e não agradar a nenhum dos fãs de ambos, ou seja, para quem gosta de heavy/power metal tradicional, de certeza que a voz gutural de Mr. Debauchery fará muita confusão para quem for mais agarrado à fórmula comum do género. Por outro lado, quem for fã de death metal poderá não ficar impressionado com o instrumental. No entanto, para quem for fã de metal, sem restrinções e sem barreiras, não existe razão nenhuma para que este “F*ck Humanity” não seja ouvido até à exaustão.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira