About Me

Enlighten - "Phösphorvs Paramovnt" Review



Enquanto o underground fervilha de intensidade, durante o presente Verão, há claros indícios da chegada de ventos refrescantes aos nossos ouvidos. Confesso que, inicialmente, não foi fácil sentir este efeito, estranhei mesmo, mas depois “Phösphorvs Paramovnt”, o mais recente Ep dos Lusos Enlighten, entranhou-se de forma meritosa.

Estes 4 temas, embora o último seja um género de Outro com piano clássico, de nome “Glömvng”, invadem-nos, numa primeira abordagem, de forma rude e crua, mas à medida que os dissecamos vamos descobrindo a sua essência. Com apontamos desde uns Satyricon até a uns Mgla, os Enlighten ainda se mantêm fiéis a si próprios e provam que o bom Black Metal também é feito por cá.

Abrindo com “Phosphorvs Lvithn”, somos confrontados por uma estrutura matemática e dissonante perfeitamente explosiva, ora com uma força capaz de nos arrastar para o fosso ora com sensibilidade suficiente para nos deixar a meditar na vida. “Devourer ov Stars” apresenta-nos uma mística mais profunda, embora depois se lance para o caos abismal. O tom, entretanto, mantém-se, o ambiente vai se construindo lentamente abrindo para um lado mais pessoal, mais introspectivo. Há aqui uma passagem mais ritualista, o que faz todo o sentido, porque de seguida vem a “Svlphvr Bread”. Esta é a minha favorita, pois o início mais lento e cadenciado complementa um pouco a devastação dos dois anteriores temas. Aqui, há uma melodia melancólica que nos enfeitiça e que nos lança para o meio do vulcão. Com detalhes, ao nível da composição mais variados, este tema flui ao longo de várias texturas, tornando-o viciante e triunfante, tal como todo o Ep. Uma boa aposta da Signal Rex para uma banda com potencial!


Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra