About Me

Örök - "Übermensch" Review



Há qualquer coisa nos ares do Porto, algo que, por vezes, faz a intemperança parecer casual e casta, até quando somos atingidos por algo tão lúgubre como “Übermensch”, o novo Ep dos Örök. Esta marcha fúnebre, revestida de alma mecânica de rodas dentadas e famintas, tritura tudo à sua passagem, sem piedade, deixando, para trás, desolação absoluta.

A forma áspera e solitária de “I” é o ponto de partida para esta viagem ao interior da musicalidade do Homem transformado em Super Humano. É com esta ponte que somos elevados em “Will to Power”. Com um grito à revolução individual, esta revolta rasga-nos por inteiro, como se, de um momento para outro, houvesse necessidade de nos desconfigurar em pequenas peças de puzzle. Esta libertação é catalisada, em seguida, pela “Death of God”. Durante esta exaltação há a sensação da música servir de bandeira à nova condição humana e este tema veste-se de hino de batalha. Um verdadeiro cortante para nos deixar os ossos a nu! Terminando com “Übermensch”, esta ode a Nietzsche apazigua o nascimento deste Supra Humano com a provável agonia e sofrimento inerentes à sua criação, um processo violento envolto de uma teia de emoções extremas.

De facto, é necessário mergulhar profundamente no escuro para se atingir a luz, os Örök demonstram que o fazem com mestria e é neste limite que “Übermensch” se movimenta, muito mais que uma expressão trivial de Black Metal, estamos na presença de uma entidade musical moderna com uma visão muito singular da música extrema.

Nota: 7.7/10

Review por Pedro Pedra