About Me

Nevoa - "The Absence of Void" Review



Ainda há pouco falei do Porto e mais uma vez somos surpreendidos com sonoridades desta cidade. Desta vez são os Nevoa os autores em questão, após a estreia com o Ep “Below a Celestial Abyss”, em 2014, regressam este ano com “The Absence of Void”. Este registo está envolto de uma certa aura misteriosa, apesar de haver, aqui, uma certa agressividade crua, a atmosfera que se cria em torno destes temas é globalmente mística. É como se tivéssemos o sujo brilhantemente polido e reluzente ao ponto de nos hipnotizar.

Isso é perfeitamente conseguido ao longo dos 2 primeiros temas, “A Thousand Circles” e “Wind and Branches” invocam-nos tempos de magia, daquela que recolhemos não só da nossa natureza como da que nos rodeia, com a devida nostalgia e fulgor com que mergulhamos no reviver de uma paixão. Uma ligeira pausa com “Alma” e sente-se uma mudança de cenário, a magia dá, a esta acústica, lugar a uma abordagem mais Folk e mais Doom. Sente-se alguma coisa de “Anathema” por aqui. Depois da invocação inicial mais áspera, somos confrontados com um lado mais meloso dos Nevoa, mas a entrada de “Below a Celestial Abyss” faz esta paisagem terminar de forma abrupta, voltando a penumbra anterior, sendo novamente confinados à escuridão, embora com vários níveis e onde nestes sentimos uma maior aproximação à plenitude ambiental que a banda explora sonicamente. No final, encontramos o tema homónimo deste trabalho onde podemos assistir à utilização de uma fórmula idêntica na forma de construção do anterior tema. Aqui todos os elementos dos Nevoa aparecem organizados e definidos, demonstrando a identidade bem vincada deste dueto.

Não obstante sentir que os Nevoa estão a milímetros de encontrem o seu Santo Graal, seguro estou que essa demanda em nada compromete a qualidade da banda e deste lançamento pelo que, e não restam dúvidas a este respeito, estamos face a um excelente trabalho, mais um com potencial para levar o nome de Portugal por este mundo fora!


Nota: 8.0/10

Review por Pedro Pedra