About Me

Festering - "From The Grave" Review


Longe de serem novos na cena nacional, os Festering retomaram em 2011 o que haviam deixado por terminar a meio da década de 90. Até então, contavam apenas com o split de estreia com os Morbid Simphony, mas esta segunda vida da banda tem comprovado uns Festering mais criativos e persistentes. Desde 2012, vomitaram uma nova demo, um Ep e agora chega-nos, finalmente, o seu primeiro trabalho de originais “From The Grave”, com o selo da Caverna Abismal Records.

24 anos depois da formação da banda, somos presenteados com o seu Death Metal bruto e puro, com melodias asfixiantes e contorcidas, reminiscente da geração inicial do HM2. Se bem que a novidade aqui esteja descontextualizada, face aos actuais tempos, porque há muito que deixou inovador, é preciso enaltecer que os Festering continuam a ser o porta-estandarte desta sonoridade pelas nossas terras. Se a este facto aliarmos a experiência acumulada, ao longo de todos estes anos, pelos seus elementos, então facilmente poderemos afirmar que valeu a pena esperarmos todo este tempo por este trabalho.

Som sujo, como definido nos cânones, produção poderosa, riffs, refrões e solos debitados entre a linha tradicional escandinava, devidamente acompanhados da aura crust/punk e um consistente trabalho de percussão fazem de “From The Grave” uma proposta que certamente vai ao encontro de todos os apreciadores destas musicalidades. Adicionalmente há que fazer uma especial referência ao fenomenal artwork que trás de volta o revivalismo do preto e branco, invocando o ambiente mórbido perfeito para este ritual sonoro.


Nota: 8/10

Review elaborada por Pedro Pedra