About Me

Tengger Cavalry / Nine Treasures / Ego Fall - "Mongol Metal" Review



Exacto. Metal da Mongólia. Não se trata de um título de um álbum apenas para chamar a atenção. “Mongol Metal” é uma organização de heavy metal da Mongólia do interior que aparentemente faz parte do território chinês – aparentemente porque não tinha conhecimento que havia uma outra Mongólia fora do território da Mongólia, que é uma nação independente. Esta organização junta assim nesta espécie de split três bandas, os Tengger Cavalry, os Nine Treasures e os Ego Fall. Para quem não conhece a música tradicional da Mongólia e for fã de metal, esta será umad as melhores formas de tomar conhecimento com esta cultura.

Cada uma das três bandas surge com uma personalidade bem distinta e vincada, sendo que são três formas diferentes de usar os elementos próprios da cultura musical da Mongólia, tal como o canto gutural, (o original) bem característico e que se reconhece a quilómetros de distância. Os Ego Fall são a banda que está mais próxima das sonoridades mais modernas, parecendo um cruzamento entre nu-metal, elementos electrónicos e lá ao fundo, as características da música tradicional da Mongólia. Não sendo propriamente uma banda má, muito pelo contrário, acaba por ser a banda que menos se destaca por estar muito próxima do que se vai fazendo cá para os lados do ocidente. Ainda assim, existem aqui temas que sobressaem e que são simplesmente fantásticos.

Se os Ego Fall são a banda menos cativante e mesmo assim um vício, o que dizer dos Tengger Cavalry e dos Nine Treasures, as propostas mais tradicionais no que dizem respeito a folk metal. Se o pessoal do Festival de Músicas do Mundo de Sines estiverem a ler isto, estes são dois nomes a ter em conta. Rockada, metalada, emoção e muita melodia típica da Mongólia. Esta ideia de compilação é claramente vencedora em que não será necessário mais do que simplesmente deixar a música falar por si. E a forma como a música fala, obriga a que se vá conhecer mais a fundo cada um destes nomes. Essencial para quem gosta (precisa) de conhecer novas culturas e novas formas de fazer metal.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira