About Me

Iniquitous Savagery - "Subversions Of The Psyche" Review


Para quem julgava que death metal bruto e javardo e com retinques de malvadez técnica era um exclusivo asiático ou sul-americano, esta estreia dos Iniquitous Savagery, oriundos do Reino Unido, serve como contrariar esta crença. É sempre de apreciar a cena britânica a pulsar com nomes novos, mesmo que seja num estilo já algo esgotado e sem muitas ideias novas a apresentar. Temos a produção algo baça, as vozes bem cavernosas e unidimensionais e temas com títulos como “Prey to the Agonies of Morbid Apprehension” e “Prognosis of Terminal Parasitic Degradation Facilitating the Process for Utter Decomposition”, que quando se chega ao final já não nos lembramos do início sem para falar da percepção que não se fica do seu significado.

Todos os clichés, todos os lugares comuns se reuniram num sítio só e se esses mesmos lugares comuns podem normalmente facilitar a que exista uma maior identificação, mais rápida, com um determinado género, mas por vezes também acontece o oposto. Havendo uma tão pronta e clara identificação, é possível que se afaste logo de uma obra que à partida não tem nada a oferecer para quem não aprecia o estilo. E é este o resumo deste trabalho. Não tem nada a oferecer para quem não aprecia death metal brutal e mesmo para quem aprecia, não tem um impacto muito grande.

Ao longo de oito faixas que passam num repente – um ponto positivo – é-nos quase impossível fazer uma distinção de umas para outras, onde nem o breve sample da “Sadistic” nos ajuda a que fique na memória. O que nos faz levar à velha questão de sempre. Quem gosta, vai mergulhar de cabeça para isto, conseguindo ainda aproveitar umas boas audições seguidas. Mas mesmo esses, os aficionados de death metal brutal e ligeiramente técnico, não terão em “Subversions Of The Psyche” um álbum a que poderão chamar clássico daqui a alguns anos. Aliás, se lembrarem disto daqui a alguns anos já será admirável.

 
Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira