About Me

Tó Pica – "Is This the Best You Can Do?" Review



Apresentar o Tó Pica ao público do Rock/Metal Português é equivalente a tentarmos esconder o Padrão dos Descobrimentos e fingir que ele nunca existiu, porém, todos sabemos que tal não corresponde à realidade. Haveria, por certo, muito para dizer, mas o mais relevante é afirmar que o Tó Pica é dos poucos músicos nacionais que incarnam o perfil de Guitar Hero na perfeição, esteja integrado ou não em bandas, há que assumi-lo, sem vaidades e sem complexos!

Perante esta introdução, não é surpresa nenhuma estar face a um disco a solo do mesmo. Deste modo, em tom tipicamente provocador e, também, de escárnio, a questão é lançada para o nosso recinto acústico. “Is This the Best You Can Do?”

Ao todo são 10 temas originais e uma versão dos Pendullum (“The Tempest”) com corpo, alma e espírito, onde a musicalidade criativa se complementa com a visão artística, dando as duas origem a um todo coeso e sublime. Que me desculpem os vários participantes deste trabalho, por não vos mencionar a todos, mas a vossa excelente participação nos temas apenas reforça o poder do seu Autor enquanto condutor do seu veículo Hard’n’Heavy, demonstrando pleno controlo dos seus limites, sendo que estes são permanentemente inconstantes e consequentemente mutáveis. Como tal, este álbum não é feito de momentos isolados, muito pelo contrário este disco é um sólido e multifacetado documento de identidade onde toda a linguagem verbal e musical encaixa na perfeição, eliminando as barreiras existentes e diluindo as ditas diferenças que nos separam.

E é neste limite que “Is This the Best You Can Do?” fica. Tal como Henry Kissinger a colocou, também aqui se ouve o seu eco e em jeito de questão final pergunta-se, será este disco mais um exemplo do melhor que se faz em Portugal e que está condenado a ficar retido apenas no mundo do Metal? Sinceramente, espero que não, pois este registo tem tudo para abrir portas, janelas e claraboias em todos os cantos da música por este mundo fora. Dêem vocês, também, o melhor nesta missão!

Nota: 9/10

Review por Pedro Pedra