About Me

Meliah Rage - "Before The Kill" Review


Apesar de ser um nome de culto do metal vindo dos E.U.A., a banda norte-americana nunca conseguiu consolidar verdadeiramente a sua posição como um colectivo clássico embora tenham tido alguns trabalhos dignos dessa designação. Como muitas bandas que já atingiram uma certa idade, os Meliah Rage sentiram necessidade de lançar uma compilação com os seus primeiros tempos registados e é o que temos aqui com este "Before The Kill" - e por "Before The Kill", a banda está a referir-se ao trabalho que foi registado antes do seu primeiro, "Kill To Survive", editado em 1988.

Assim, como podem adivinhar, o que temos aqui são uma série de temas com um som que apesar de se antecipar como algo sofrível, até surpreende pela sua qualidade. Aquilo que temos acesso com esta compilação são temas gravados de ensaios (os primeiros oito temas); outros retirados da primeira demo da banda, "Enter The Darkness" - que segundo o nosso querido Metal Archives, tem três temas, mas aqui surge-nos com quatro (da nona faixa até à décima segunda); mais uns quantos gravados ao vivo, em Boston em 1988 (do décimo terceiro até ao décimo quinto); e por fim, o último tema, retirado da segunda demo, e que viria a aparecer como uma faixa bónus para a edição japonesa do álbum de estreia.

É um documento interessante que atrairá principalmente aqueles que são fãs da banda ou de heavy/thrash/power tradicional, mas dificilmente será algo que converterá aqueles que não os conhecem ou nunca viram nada de especial neles. O apelo vintage destas gravações velhinhas vai até um certo ponto e apesar a qualidade ser, como já foi afirmado atrás, relativamente surpreendente boa (excluindo as gravações ao vivo, que essas, sim, são realmente fracas), não haverá grande entusiasmo a ter por esta compilação que se direcciona mesmo para os que gostam de fazer colecção, seja dos Meliah Rage seja de tudo o que se trate dos primórdios do heavy metal.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira