About Me

Kampfar - "Profan" Review


Por muito que o tempo avance, o black metal norueguês tem sempre algo que outras propostas não têm. Não é dizer que é melhor ou pior, que é perfeito e que é aquilo que tudo o que o género deveria ser. Apenas tem uma aura que se reconhece à distância e soa sempre bem – para quem gosta das suas características, claro. Os Kampfar são uma das bandas mais regulares que saiu da cena norueguesa. Não pertence ao lote das bandas clássicas mas sem dúvida que tem os seus elementos clássicos. Com uma discografia já de respeito, “Profan” é já o sétimo álbum de uma carreira sem pontos fracos e não é ao sétimo que a tradição se desvirtua.

O que há a referir é que não se tem aqui uma proposta unidimensional de black metal. A banda continua com a criatividade em alta e a conseguir imprimir várias tonalidades ao seu negro. “Gloria Ablaze”, o primeiro tema desta proposta surge com a explosão típica de black metal norueguês, mas também nos traz uma atmosfera bem densa criada por uma parede espessa de guitarras. É entre os momentos mais uptempo e os midtempo que a banda circula, mas parece que é quando abranda a velocidade que consegue os resultados mais efectivos como na espécie de homenagem aos Bathory na “Daimon” com o elemento épico a soar maior que tudo o resto. Sem dúvida um dos grandes destaques deste álbum e não é surpresa nenhuma que seja a primeira música da banda a ter direito a videoclip.

É um álbum que flui muito bem e que nos convida a repetir a audição a cada vez que a terminamos. Com uma energia impressionante, este é um dos melhores álbuns da carreira dos Kampfar e sem dúvida um dos grandes destaques da cena de black metal vindo da Noruega. Sem fillers, sem momentos fracos, sem nada a apontar… está aqui um álbum obrigatório para quem aprecia black metal. Trve ou não.


Nota: 8.9/10

Review por Fernando Ferreira