About Me

Lux Ferre - "Excaecatio Lux Veritatis" Review


Este poderia ser mais um álbum de Lux Ferre, uma vez ser o terceiro de originais, mas não é. Também podia ser mais uma deambulação trivial pela negritude, mas também não é. Bem longe de ser um disco trivial, a frieza da lâmina de “Excaecatio Lux Veritatis” corta bem lá no fundo, constituindo, até à data, a proposta mais consistente, poderosa e pessoal dos Lux Ferre!

Os ambientes dissonantes da “Luz Ofuscante da Verdade” transpiram uma claustrofobia hipnótica. “Não há Salvação” demonstra uma elasticidade constritora sem esperança. “Lenta Adaga da Morte” rasteja numa valsa mortuária. “Caos no Meu Sangue” amadurece o fio condutor deste álbum, pois quem o conseguiu ouvir até este ponto é porque não resistiu à tentação destes Mensageiros de Luz.

“Canção da Loucura” leva-nos lá abaixo, onde nada e ninguém nos pode tirar, “...mas que alívio, afinal foi isto que desejei...” ouve-se e sente-se o desespero com todo o peso. “Miséria” apresenta-se de forma discreta, mas que vai crescendo até tomar uma forma castamente diabólica. “Mundo das Sombras” deixa-nos no limbo, o purgatório estagna e temos a oportunidade de observar tudo o que há de mais escuro. “Sob o Véu da Ignorância” grita-nos para resistirmos à submissão divina, sendo com esta voz soberana que nos desligamos de “Excaecatio Lux Veritatis”.

Para que fique claro, este é mais uma excelente proposta do Metal Nacional, Black Metal na sua essência e com cunho de excelência. Agora, resta-nos ouvir os ecos dos Lux Ferre, nos próximos tempos, porque a sua marca de luz negra está bem visível e disponível para que todos a possamos seguir!

Nota: 8,2 / 10
Review por Pedro Pedra