About Me

Onirik – "Casket Dream Veneration" Review


Desde 2002 que Gonius Rex lidera esta entidade artística que já conta com quatro discos de originais na sua carreira. O último deles chega-nos sobre a forma de uma quimera musical. No fundo, e começando pelo fim, é o sentimento com que ficamos. Entramos num mundo de fantasia onde são entoadas melodias fantasmagóricas de fazer perder a alma. 

Durante estes 8 temas, somos conduzidos por uma verdadeira valsa hipnótica, pautada pelas vocalizações do seu maestro, ora em tom translúcido, ora em tom agressivo, onde a alquimia, a melancolia e profundidade de ambas atingem proporções épicas. Estamos perante um conjunto de músicas cuja intenção é elevar os sentidos, honrar e adorar o que de mais sagrado há na essência de Gonius Rex. Sente-se isso a cada pulsar das notas que adornam estas composições. Instrumentalmente superior, a criatividade voa com a inspiração para dimensões extrassensoriais, em cada detalhe, em cada pormenor, a intensidade é arrebatadora.

Reflectindo o lado mais pessoal e íntimo da banda, neste disco, denota-se a presença de uma forte aura de Qui Incenditur como elemento que faz a transição entre o passado e o presente de Onirik. Esta ponte temporal acaba por sustentar toda a sua música bem como desafiar as expectativas do ouvinte porque “Casket Dream Veneration” ultrapassa de forma inequívoca a musicalidade mundana a que estamos habituados. Esta obra deambula entre a exaltação do Espírito e comunhão com a Terra, onde a prosa e a poesia se fundem, tornando este trabalho perfeitamente singular. Por certo, estamos na presença de um feito extraordinário!

Nota: 10 / 10
Review por Pedro Pedra