About Me

Moaning Silence - "A World Afraid Of Light" Review


A quantidade de projectos novos de qualidade ímpar que nos surgem todos os dias é impressionante. Os Moaning Silence são apenas um dos mais recentes exemplos. Oriundos da Grécia, este projecto estreia-se com um álbum que vai recuperar aquele doom tingido a gótico que era bastante comum. Nunca chegando a ser propriamente uma praga, foi algo que deixou bastantes saudades, principalmente para quem viveu de perto o estilo. O núcleo duro da banda é composto por Christos Dounis na voz e nas guitarras, Emi Path também na voz e Vangelis X. na bateria, sendo depois ajudados por Bob Katsionis, dos Firewind, nas teclas e baixo que também produziu o trabalho.

Lá por termos falado em gótico, não quer dizer que se trate de mais um trabalho com voz feminina e com melodias a apelar à dança e a piscar o olho, normalmente sem sucesso, às rádios mais corajosas para passar este tipo de som. A bela voz de Emi está em segundo plano, o que é positivo porque de outra forma, a música perderia toda a sua força. Há aqui uma enorme devoção à escola britânica da santíssima trindade do doom metal: My Dying Bride, Paradise Lost e Anathema (a cover da "Parisiene Moonlight"). A forma como músicas como "Black Skies" conseguem resgatar algo que já se julgava perdido é sem dúvida fantástico.

Não quer dizer isto que é um álbum retro ou demasiado colado às suas influências. Não é de todo o caso. Apenas remonta a um período da história do estilo que é muito querido a muitos fãs. Há também aqui uma sensibilidade progressiva que temas como "On Fragile Wings" e "The Last Days Of December" não desmentem - a lembrar um pouco a abordagem dos nossos muito saudosos Sarcastic no seu álbum de estreia. Para ter um efeito ainda mais demolidor, fica a faltar algum do gás demonstrado no início. A meio a coisa parece morrer um pouco, mas de qualquer forma, para quem gosta da vertente mais melódica do género, tem aqui uma banda nova a acompanhar. De certo darão que falar num futuro muito próximo.


Nota: 7.8/10


Review por Fernando Ferreira