About Me

Space Mirrors - "Cosmic Horror III: Stella Polaris" Review


Como o nome indica, “Cosmic Horror III: Stella Polaris” é a terceira parte por parte dos Space Mirrors, numa trilogia dedicada a uma história bem ao estilo de Lovecraft. Musicalmente é uma proposta mais pesada daquilo que seria mais convencional de rock progressivo. Não será propriamente metal progressivo mas é ligeiramente mais pesado que rock. De qualquer forma, não há qualquer dúvida de que tem progressivo no sangue. Não é algo imediato, demora algum tempo e muitas audições até que se comece a interiorizar a música aqui contida. Mesmo após essa dedicação, há certos temas que continuam a não soar muito bem – “Celephais” é um daqueles em que tudo soa aborrecido e para piorar, tem nove minutos de duração.

Nesse lado menos conseguido, também temos um tema como “White Ship”, que parece um refugo de David Bowie da década de setenta, reinterpretado pelo próprio como se quisesse imitar o vocalista de Sisters Of Mercy, Andrew Eldritch. Não só a abordagem vocal é estranha como a música em si é algo mortiça. Por outro lado existem aqui momentos dignos de interesse como o tema título, a “Burning Chaplet” ou ainda a mexida e intensa “West Of Arkham”, onde ao rock progressivo a beirar o rock se junta um espírito meio rock gótico que até é bem vindo e provoca uma lufada de ar fresco não sendo no entanto totalmente redimidora.

O principal problema de “Cosmic Horror III: Stella Polaris” é que apesar de se mostrar mais pesado e negro que os anteriores trabalhos, acaba por soar sempre demasiado extenso e demasiado aborrecido. Como álbum seria necessário algo mais, alguma mais vida ou algo que cativasse o ouvinte, e apesar de alguma diversidade existente, no final pouco do trabalho fica interiormente. Mesmo com, como já foi dito, várias audições atentas. A capa poderá assustar os artisticamente mais sensíveis e infelizmente a música nem sempre consegue tranquilizar.


Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira