About Me

Asylum Pyre - "Spirited Away" Review


Temos de ser sinceros, a perspectiva de analisar este "Spirited Away" não nos era exactamente atractiva. Não que tivessemos qualquer tipo de conhecimento prévio sobre a banda - apesar deste já ser o seu terceiro trabalho - mas foi mais um dos casos em que o preconceito falou mais alto. Felizmente no nosso caso, o preconceito é sempre a introdução por meter as mãos na massa e comprovar realmente se ele tem razão de ser. No caso dos Asylum Pyre, tinhamos aqui o terceiro álbum, como já dissemos atrás, de uma banda de power metal progressivo lideradas por uma voz feminina. Ora o preconceito disse-nos logo "não vás por aí..."

Teimosos como somos, fomos mesmo. E ainda bem.

"Second Shadow" que abre o trabalho é das coisas mais contagiantes que já se ouviu nos últimos tempos. É verdade que pode até ter aqueles defeitos que os detractores do estilo apontam, mas resulta. Resulta na perfeição, um excelente tema, daqueles que além de ficarem na cabeça imediatamente, apetece-nos cantar o refrão até à exaustão. E até se poderia pensar que se trataria de sorte de principiante e que por esse motivo a faixa estaria colocada estrategicamente no início para levar ao engano. Nada disso. Conforme as faixas se vão seguindo, a coisa vai-se repetindo vício após vício. E até somos surpreendidos com vozes guturais na épica "Soulburst".

É certo que existe aqui um toque de pop - aquela "Unplug My Brain" merecia ganhar o festival da Eurovisão - mas também existe peso e virtuosismo com fartura. Se "Spirited Away" é algo, é um equilibrio perfeito entre várias vertentes onde é sabido que não conseguirá agradar a gregos e a troianos, mas está lá bem perto. Para quem gosta de melodias marcantes, uma voz forte e melódica ao mesmo tempo, ritmos fortes, virtuosismo sem que o mesmo seja necessariamente exibido através do despejo de escalas para cima e para baixo, este sem dúvida que é o álbum ideal. Grande surpresa, grande álbum!


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira