About Me

Gurthang / Beyond Life - "Melodies Of Sorrow" Review


Os splits continuam a ser uma boa forma de divulgação de projectos underground, um formato que agrada não só as editoras como as próprias bandas. A vantagem é de juntar bandas que tanto podem ser sónica e esteticamente próximas como totalmente antagónicas. Neste caso em específico, temos este “Melodies Of Sorrow” que junta os polacos Gurthang com os também polacos Beyond Life. Aquilo que une estas duas entidades é mesmo o black metal. Os primeiros juntando-lhe funeral doom, os segundo juntando umas pitadas de ambient, que resultam num conjunto de sete músicas bem desagradável. No bom sentido, claro.

A intensidade dos Gurthang é impressionante, embora aqui surjam bem mais potentes do que aquilo que o funeral doom à partida sugere. Existem por aqui umas migalhas de noise – pelo menos a forma como a distorção nos surge, com mais gravilha do que canal a apanhar mal em UHF na televisão analógica. A prestação dos Gurthang é valorosa e eleva a fasquia para a metade dos Beyond Life. Curiosamente, os Beyond Life não apresentam nada muito distante daquilo que os seus parceiros de split apresentaram antes (exceptuando pela “The Burial Rite” e “Driven By Melancholy”, dois temas mais melódicos e melancólicos do que aquilo que tem sido apresentado até então), o que faz com que este “Melodies Of Sorrow” soe quase como um conjunto de temas de uma só entidade e não de duas.

Para quem gosta de black metal e das suas metamorfoses com o doom e ambient, então este split é imperdível. Nem só de Vader e Behemoth vive a Polónia, é esta a prova.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira