About Me

Consecration - "Grob" Review


A capa é horrível mas a música é excelente. Para todos vós que gostam de julgar pelas aparências, aqui está um bom exemplo de que nada é o que parece. Esta banda da Sérvia até pode ser totalmente desconhecida, o que até se compreende tendo em conta a sua origem, mas ao quinto álbum, não estamos a falar de uma propriamente novata. A eterna referência e escolha pré-definida para todas as coisas estranhas no campo do metal, o Metal Archives, refere que se trata de uma banda que opera dentro dos limites do stoner/progressivo. Não será pelo menos de acordo com aquilo que ouvimos neste “Grob”, já que aqui, e se fosse importante categorizar a banda, teríamos algo que mistura o space rock/psicadélico com o stoner/doom, tocando até por vezes no ambient.

Parece uma mistura estranha, mas a verdade é que resulta na perfeição. Mesmo estranhando, e usando a sabedoria popular, é algo que se vai entranhando aos poucos. Quer-se dizer, para aqueles que gostam da mistura atrás mencionada, entranha-se imediatamente sem espinhas, mas para todos os restantes e comuns mortais, poderá demorar mais um pouco. A intensidade e peso é omnipresente mesmo em faixas como a “Sécanje na Ameliju”, onde até se tem direito a saxofone (que os entendidos em instrumentos me desculpem se é um outro qualquer instrumento de sopro, mas soa mesmo a saxofone. Ou isso ou trompete) num ambiente profundamente melancólico.

O tema título é uma poderosa peça de rock progressivo que aquilo mais próximo de Pink Floyd que se ouviu nos últimos tempos, caso estes se tivesse fundido aos Riverside a voar pelo espaço. Um grande tema que só à sua pala vale a este “Grob” dois pontos da sua classificação final. Deveria ter sido o último tema, já que após isto fica um vazio tal que parece impossível de preencher. De qualquer forma, e apesar de não atingir a excelência do tema anterior, “Ejmi (1983-2011-201?)” revela-se também um bom tema e que se enquadra bem no restante álbum. Em resumo, é um trabalho de uma qualidade surpreendente e que nos convence mais uma vez que a música chega-nos de todo lado. Inclusive da Sérvia. Excelente banda.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira