About Me

Harrow - "Fallow Fields" Review


Mais um bom nome do black metal canadiano que dá o ar da sua graça. “Fallow Fields” é já o terceiro álbum deste colectivo que existe apenas desde 2011 e encaixa-se perfeitamente na vertente do black metal de orientação mais pagã (sem ser propriamente épico. Chamemos-lhe pagão pela sua forte conotação à natureza, algo que se sente e muito ao longo destas quatro longas faixas) e onde o termo folk também não é descabido, isto sem ter proximidade com coisas mais festivas. O tema título é um exemplo perfeito disto mesmo onde a banda canadiana entra por domínios bem neo-folk que resulta de forma perfeita.

Os elementos acústicos e folk contrastam com a agressividade crua do black metal mas esse contraste também serve de complemento. Não existem duas faces distintas dos Harrow, existe uma identidade que vai mais além daquilo que é óbvio, embora se sinta que a segunda metade do álbum é nitidamente mais calma que a primeira, algo que poderá prejudicar a fluidez do mesmo, principalmente para aqueles que não apreciam este tipo de momentos mais introspectivos. Independentemente disso, tem que ser dito que a emotividade de “Awake Before The Dawn” é descomunal. É uma coisa ao nível de uns Pink Floyd (com as devidas distância) e o fecho ideal para o trabalho.

O problema mesmo é tornar o álbum demasiado equilibrado por um lado – onde temos as duas primeiras músicas mais assentes no black metal e as duas restantes bem mais assentes no folk – e desequilibrado por o outro – esta organização das faixas faz com que os fãs da faceta mais black metal possam potencialmente perder o interesse. Independentemente disso, sem dúvida, que é um trabalho de qualidade acima da média e que coloca mais foco de atenção sobre esta banda, de forma merecida, diga-se de passagem.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira